• Rua Albion, 402 / 512 - Partenon
  • (51) 3207-9454 | 99914-2181

City Tour em Porto Alegre

Seja qual for o gosto, o desejo e a necessidade de quem chega, a cidade está sempre pronta para bem receber com seu jeito acolhedor, hospitaleiro e cativante, bem porto-alegrense bem gaúcho. Essa maneira de tratar é um traço forte do povo da capital mais ao Sul do Brasil, formado  por mais de 20 etnias, e que tem orgulho desta diversidade.

Porto Alegre tem vocação para eventos e valoriza todos com sua infra-estrutura. Por isso a cidade é um dos destinos mais procurados para conferências e fóruns internacionais, congressos, convenções corporativas e encontros de negócios.

Porto Alegre respira e produz cultura o ano inteiro. A cidades está no roteiro das grandes produções e é também polo gerador de teatro, música, literatura, cinema e artes plásticas. São 13 centros culturais, mais de 30 teatros, casa de shows, 63 casas de cinema, inúmeros museus, memoriais e galerias de arte..

Muitos espaços culturais estão em prédios históricos e adequados para receber mostras, exposições, peças e exposições nacionais e internacionais. Entre eles, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul ( MARGS ), o Centro Cultural Santander, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Theatro São Pedro, que formam um conjunto Arquitetônico notável no  Centro da capital. O espaço interno do Centro Cultural Usina do Gasômetro é amplo e moderno, mas o prédio mantém a arquitetura da antiga usina que gerava energia e carvão. O Museu de Ciências e Tecnologia da PUC é um mundo interativo para todas as idades e vale conhecer.

Porto do Guaíba, de Esporte a Lazer…

O lago Guaiba dá a cidade o maior porto fluvial do país, uma orla de 72 quilômetros e um pôr-do-sol exuberante. As paisagens de Porto Alegre são um convite à vida ao ar livre, às caminhadas, aos passeios de bicicleta nas ciclovias, às corridas e aos exercícios.

Um dos locais preferidos é a Avenida Edvaldo Pereira Paiva que margeia o lago desde a Usina do Gasômetro. Área plana a orla do Guaíba é local de muitos eventos esportivos, como a Maratona Internacional de Porto Alegre, realizada em maio. Os esportes náuticos agitam o lago a partir das ilhas, dos clubes de vela e remo da Zona Sul, onde está a badalada Prais de Ipanema. Quando o assunto é futebol, a cidade  faz parecer  que só existem duas cores no mundo: o azul do Grêmio e o vermelho do Internacional.  Essa paixão pode ser vivida em um Gre-Nal, nos estádios Arena do Grêmio e Internacional. Para um programa mais calmo, a sugestão é um passeio no Guaíba e canais da Ilhas do Delta do Jacuí. Os barcos atracam no Cais da Usina do Gasômetro e no portão central do Cais Mauá.  Com seus dois andares, o ônibus Linha Turismo é a melhor pedida para um passeio que mostra cerca de 20 atrativos da capital.

Porto de História…

Foram 60 casais de açorianos os primeiros povoadores a desembarcar no Porto de Viamão, que também foi Porto dos Casais e virou Alegre em 26 de março de 1772, data da fundação oficial de cidade. Depois dos portugueses, chegaram italianos, alemães, judeus, árabes, africanos, poloneses, latino-americanos e tantas outras etnias que hoje constituem a multicultural capital do Rio Grande do Sul, que despontou no cenário nacional pelo espírito do gaúcho – desbravador, empreendedor e politizado.

Caminhar no Centro de Porto Alegre é visitar um museu a céu aberto. No núcleo da Praça da Matriz, estão o Palácio Piratini, a Catedral Metropolitana, o Theatro São Pedro, a Bibliotéca Pública, o Memorial do Ministério Público e o Solar dos Câmara. A Praça da Alfandega é cercada de prédios históricos que abrigam espaços culturais. Ali estão o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural. Na Rua dos Andradas a tradicional Rua da Praia, encontra-se o Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo e o espaço múltiplo da Casa de Cultura Mário Quintana. Porto Alegre é também uma cidade de muitos monumentos, históricos e contemporânios – do homem campeiro, na figura do Laçador, de Antônio Caringe, a mulher grávida da escultura Mãe-Bebê, de Arminda Lopes, que lança o olhar feminino sobre o futuro da cidade.

Porto de Serviços …

Porto Alegre é conhecida pela qualidade e excelência de sua estrutura turística. A hotelaria dispõe de cerca de 14 mil leitos em hotéis de classe econômica,turística e internacional. A oferta gastronômica é variada e de alto padrão em mais de de 2 mil restaurantes e bares. À  infra-estrutura para eventos é ampla, em espaços como o Centro de Eventos da FIERGS, o Teatro do Sesi, e os Centros de Eventos da PUC e do Hotel Plaza São Rafael e a Associação Médica do Rio Grande do Sul. Para os eventos ao ar livre, um dos lugares mais requisitados é o Anfiteatro Pôr-do-Sol, ás margens do Guaíba.

O transporte coletivo urbano é um dos melhores do país, o metrô de superfície ( Trensurb ) faz ligações com a Região Metropolitana e o serviço de táxi é eficiente.

Fazer compras é um prazer para todos os gostos: em Shopping Centers, lojas de griffe e ateliês de estilistas do bairro Moinhos de Vento, na central Rua da Praia e em tradicionais bairros comerciais como Floresta, Azenha e Bom Fim.

Para chegar a Porto Alegre, use as rodovias federais BR-290 e BR-116, as mesmas que conectam o Brasil com o Uruguai e a Argentina, na rota do Mercosul.

Por via aérea, o desembarque será no Aeroporto Internacional Salgado Filho, um dos maiores terminais do Brasil.

Informações Gerais de Porto Alegre…

Centro Geográfico do Mercosul. Porto Alegre é equidistante dos eixos, Buenos Aires/Montevidéu e São Paulo/Rio de Janeiro. É interligada às rodovias federais BR-290 (Freeway) e BR-116 (Travessia Régis Bitencourt), que conetam com o país, com o Uruguai e a Argentina.

  • Fundação: 26 de março de 1772
  • Clima: Subtropical úmido
  • Temperatura:  Média anual de 19,5°C / Inverno: entre 2°C e 20°C/ Verão entre 25°C e 35°C / Primavera: entre 15°C e 30°C / Outono:entre 10° C e 25°C
  • População: 1.416.363 habitantes (fonte: IBGE/2004)
  • Códico DDD: (51)
  • Códico DDI: (55)

Serviço de Atenção ao Turista SAT: 0800.51 7686

Fonte: www.portoalegre.rs.gov.br/turismo